logo

Espuma

O que é espuma para varizes?
A escleroterapia com espuma densa ecoguiada é um método desenvolvido e muito utilizado na Europa há pelo menos 50 anos, sendo hoje o tipo de tratamento para varizes mais aplicado na França (quase 90% dos casos). Serve para tratar varizes calibrosas em substituição ou complementação de uma cirurgia. Pode ser realizado no consultório, sem necessidade de anestesia e sem necessidade de repouso como o de uma cirurgia, podendo voltar às atividades normais no dia seguinte ao procedimento.

Vantagens da espuma:
Retorno precoce às atividades cotidianas (cerca de 24 horas). Minimamente invasivo (menos agressivo). Sem cortes. Mais barato do que uma cirurgia. Sua principal desvantagem é de que nem sempre dá para tratar todas as veias com uma única sessão. Para quem quer resultado estético e mais rápido a melhor opção deverá ser a cirurgia, mas quem pode esperar pelo resultado e não pode esperar a recuperação de uma cirurgia a espuma é o melhor método.

É possível retornar às atividades normais logo após a aplicação da espuma?
Sim. Esta é a grande vantagem do tratamento com espuma (eco-escleroterapia com espuma). O paciente pode retornar às suas atividades de trabalho ou lazer imediatamente após o tratamento. A meia elástica deve ser utilizada nos primeiros dias, mas não é necessário repouso.

O método espuma é eficaz para todos os tipos de varizes? Tanto para os simples vasinhos quanto para as varizes de grosso calibre?

Não. A escleroterapia com espuma pode ser empregada mais para veias calibrosas, mas no tratamento estético, a depender do caso, a espuma para varizes grossas pode ser útil, pois pode eliminar veias que nutrem os vasinhos. Deve-se chamar a atenção à causa das varizes (ou da doença venosa crônica). No caso das varizes primárias, as mais comuns, o tratamento pode ser empregado em todos os casos, desde os pacientes que apresentam apenas varizes até os que se apresentam com pernas complicadas, com feridas. No caso de varizes secundárias, isto é, quando o paciente já teve trombose venosa profunda (TVP) anteriormente, o tratamento deve ser empregado como coadjuvante e com cautela, pois se as veias profundas estiverem “entupidas”, o tratamento das varizes pode complicar o quadro.

O medicamento utilizado na composição da espuma pode provocar alergia?
Sim, mas a alergia ao polidocanol (droga utilizada na composição da espuma) é muito rara. A cautela deve ser maior para quem tem alergia à camarão e iodo.

Quem tem diabetes pode tratar as varizes com o método espuma?

Sim. Não há contra-indicação, desde que o diabetes esteja controlado.

Pessoas hipertensas podem fazer o tratamento?

Sim, da mesma forma que os diabéticos. O método é bastante seguro e pode ser empregado nos portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, em quem já teve enfarte do miocárdio, doenças reumáticas, etc.

O polidocanol pode provocar trombose?

Pode, porém é muito raro e geralmente em quem já tem tendência. A trombose também pode acontecer com a cirurgia de varizes. O não tratamento de varizes tem risco maior de trombose do que seu tratamento, seja com espuma ou cirurgia.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando podem fazer o tratamento?

As mulheres grávidas não devem ser tratadas a não ser que haja alguma urgência, como sangramento. Não está determinado se o polidocanol pode provocar lesões no feto. As mulheres que amamentam podem ser tratadas, mas devem deixar de amamentar por 24 horas após a injeção da espuma.

Existe alguma contra-indicação para pessoas sedentárias?

Não. Existe contra-indicação de tratamento com espuma nos pacientes que têm limitação para andar: paraplégicos, doentes com sequelas de AVC ou outros problemas que impeçam ou limitem o movimento das pernas.

Homens e mulheres podem fazer o tratamento? Existe idade limite para o tratamento?

Sim. Ambos podem fazer o tratamento. Muitos homens procuram o tratamento com espuma para não abandonarem o trabalho nem que seja temporariamente. Ou para ingressarem no trabalho, já que o portador de varizes pode ser rejeitado no exame admissional. Não existe limite de idade para ser tratado com espuma.
Quem toma anticoagulante (ex. varfarina/ marevan) pode fazer espuma para tratamento de varizes?
Sim. O uso de anticoagulantes não impede o tratamento com espuma e inclusive não precisa suspender seu uso, como deveria suspender se fosse operar.


Espuma ecoguiada (com auxilio do ultrassom para visualizar).