logo

Meias Medicinais

MEIA COMPRESSIVA
A meia compressiva medicinal existe de diversos tamanhos, tipos (3/4, 7/8, meia calça, etc) e compressões (suave, média e alta). É um recurso fundamental no pós tratamento e prevenção de varizes. Seu uso reduz inchaços (edemas), hematomas e diminui a pressão venosa, que está elevada em quem tem varizes e colabora para o aparecimento de mais varizes. Após um tratamento escleroterapico ou cirúrgico de varizes, as veias que hoje podem ser normais serão sobrecarregadas para compensar a ausência das varizes tratadas. Esta sobrecarga provoca um congestionamento em veias que estão com calibre normal e por terem o mesmo defeito/ fraqueza em suas paredes podem se tornar varicosas logo após um tratamento para varizes. Desta forma, justifica-se o uso da meia compressiva. O tipo, tamanho, compressão e tempo de uso serão determinados pelo médico especialista.
Como usar a meia compressiva?
O uso da meia deve ser durante o período de trabalho ou diurno. Antes de vestir é importante um leve repouso com as pernas elevadas para desinchá-las. Se puder colocar antes de levantar da cama, será mais fácil de vestir. Apenas se usa a meia para dormir no pós operatório recente de varizes.
A meia também pode ajudar a prevenir a trombose venosa.
Para o calor da nossa terra, existe meia compressiva menos quente?
Sim. Atualmente os principais fabricantes europeus instalaram fábricas no Brasil e perceberam nossa realidade. Hoje se encontram meias mais finas e com tecidos que diminuem a sensação de calor que as mais antigas provocam. Além disso, existem meias com a ponta aberta, que permite os dedos “respirarem”
A meia compressiva não “prende” a circulação?
Não. Como não temos um coração para bombear o sangue que chega nos pés de volta para o coração, é importante que nossas panturrilhas contraiam (por isso a caminhada é o melhor exercício para a circulação) ou tenham uma força externa que “empurre” os sangue e líquidos de baixo para cima. É desta forma que a meia compressiva age.


Meia compressiva ¾ de ponteira aberta